O jogo CUBO III DA FADA DO COMPORTAMENTO foi estruturado por Francisco Bárbaro Neto em 2021, autor
do livro “A FADA DO COMPORTAMENTO”, e reeditado pelo Instituto Miranda Bárbaro em 2022.
Objetivos do jogo
• Montar 1 cubo com 9 peças;
• Promover a atenção e concentração;
• Aprimorar a coordenação motora fina;
• Reconhecer e compartilhar emoções;
• Favorecer a interação sociofamiliar;
• Estimular a inteligência emocional.
Participantes
• Essa atividade pode ser utilizada individualmente, em grupos, com familiares, amigos, professores ou o terapeuta.
Advertência
• Não recomendado para menores de 5 anos.
Conteúdo
• 01 caixa de madeira;
• 9 peças divididas em 9 cores:
• 01 peça roxa (criatividade / medo);
• 01 peça rosa (amorosidade / nojo);
• 01 peça vermelha (lealdade / raiva);
• 01 peça laranja (autocontrole / ansiedade);
• 01 peça amarela (alegria / narcisismo);
• 01 peça verde (calma / desprezo);
• 01 peça turquesa (empatia / tristeza);
• 01 peça azul (inteligência / pessimismo);
• 01 peça branca (equilíbrio).
Grau de dificuldade (5-10):
• Educativo e terapêutico.
Instruções do jogo
1. Definir as regras que serão utilizadas para iniciar o jogo em dupla ou com mais jogadores, usando par ou ímpar, “JOKENPÔ” (pedra, papel, tesoura...);
2. Montar um cubo com as 9 peças disponíveis e sem ajuda do manual (se necessário siga os exemplos);
3. Compartilhar, ao finalizar a formação do cubo, uma lembrança passada correspondente a uma das
características referentes a emoção da cor da última peça colocada na caixa (ver item conteúdo do
manual);
4. Observar que todas as 9 cores representam emoções específicas e que fazem parte do conto da “A Fada do Comportamento”. O ponto central do jogo é o compartilhamento de emoções, fazendo com que os jogadores conheçam, de forma lúdica, seus próprios sentimentos, bem como os dos amigos, familiares, professores, alunos, terapeuta e paciente;
5. Contabilizar 1 ponto, para todos os jogadores que compartilharem suas emoções desde que executem dentro de 1 minuto (anote as pontuações durante as jogadas);
6. Redefinir, entre os jogadores as regras deste jogo, desde que alinhadas entre os mesmos. Ao finalizarem a montagem, nomear e compartilhar suas emoções com os outros participantes
7. Compartilhar, no final, entre todos os jogares e se desejarem, as lembranças de como superaram suas dificuldades.
Observação:
Caso necessite, siga as instruções abaixo para montar:
• Prestar atenção às convenções do esquema e na designação das peças;
• Executar cada um dos passos completamente e observar se o objetivo foi atingido, antes de passar
ao passo seguinte.
Vide caracterização dos Duendes no livro “A Fada do Comportamento”, por Francisco Bárbaro Neto, reeditado pelo Instituto Miranda Bárbaro, 2022.