O jogo “AS BANDEIRINHAS DA FADA DO COMPORTAMENTO” foi reestruturado por Francisco Bárbaro Neto em 2021, autor do livro “A FADA DO COMPORTAMENTO”, e reeditado pelo Instituto Miranda Bárbaro em 2022.
Objetivos do jogo
• Formar esculturas de equilíbrio;
• Incentivar a criatividade e a estratégia;
• Desenvolver a atenção concentrada;
• Promover a resiliência e a empatia;
• Favorecer a interação sociofamiliar;
• Reconhecer e compartilhar as emoções.
Participantes
• Essa atividade pode ser utilizada individualmente, em grupos, com familiares ou com o terapeuta.
Advertência
• Não recomendado para menores de 2 anos.
Conteúdo
• 01 bandeja branca;
• 16 bandeirinhas de madeira, divididas em:
• 02 bandeirinhas roxas (criatividade / medo);
• 02 bandeirinhas rosas (amorosidade / nojo);
• 02 bandeirinhas vermelhas (lealdade / raiva);
• 02 bandeirinhas laranjas (autocontrole / ansiedade);
• 02 bandeirinhas amarelas (alegria / narcisismo);
• 02 bandeirinhas verdes (calma / desprezo);
• 02 bandeirinhas turquesas (empatia / tristeza);
• 02 bandeirinhas azuis (inteligência / pessimismo);
• 02 bandeirinhas brancas (equilíbrio).
Grau de dificuldade (2-10)
• Educativo e terapêutico
Mecânica do jogo
1. Definir, entre os jogadores, os critérios para iniciar o jogo com “Par ou Impar” ou “JOKENPÔ” (Pedra, Papel e Tesoura...);
2. Favorecer a montagem de uma “Escultura de Equilíbrio” que poderá ser construída em par ou individualmente;
3. Dividir entre os jogadores de forma igualitária, o número de bandeirinhas para construir em dupla uma escultura ou, se decidirem, fazê-la separadamente. No final de cada escultura construída todos os jogadores fazem uso do “JOKENPÔ” e um dos jogadores (mesmo que não seja ele quem construiu a estrutura) deve escolher uma cor para fazerem o compartilhamento de emoções referente a cor escolhida;
4. Escolher uma cor, após a definição do ganhador do “JOKENPÔ”, ou seja, o jogador escolhe a cor vermelha, por exemplo, que representa raiva / lealdade, os outros jogadores compartilham uma lembrança passada referente à essa emoção (ver item conteúdo do manual);
5. Observar que todas as 9 cores representam emoções específicas e que fazem parte do conto da “A Fada do Comportamento”;
6. Contabilizar 1 ponto, para todos os jogadores que compartilharem suas emoções, desde que executem dentro de 1 minuto (anote as pontuações durante as jogadas);
7. Observar que o ponto central do jogo é o compartilhamento de emoções, fazendo com que os jogadores conheçam, de forma lúdica, seus próprios sentimentos, bem como os dos amigos, familiares, professores, alunos, terapeuta e paciente;
8. Redefinir, entre os jogadores as regras deste jogo, desde que alinhadas entre os mesmos. Ao finalizarem a montagem, nomeiem e compartilhem suas emoções com os outros participantes.
Vide caracterização dos Duendes no livro “A Fada do Comportamento”, por Francisco Bárbaro Neto, reeditado pelo Instituto Miranda Bárbaro, 2022.